Tipos de Cervejeiros

Antes d’eu pensar em o que escrever no post de hoje, descobri que meu primo (e companheiro “Barba Rala”) virou colunista de um blog (Dboa.alphimedia.com); e após ler o texto dele sobre Tipos de Cervejeiros, pensei em como não o pensei em chama-lo antes pra ca; e preferi postar seu texto aqui, ao invés de escrever bobagem.

Aí vai:

Quando o assunto é cerveja, logo se cria divisões de opinião, sobre marcas, lugares, boas e más companhias, etc.

E dentro dessas divisões existem as divisões das pessoas que apreciam (ou não) o líquido precioso, os chamados “cervejeiros”.

Existem pelo menos cinco tipos de cervejeiros, em qual você se enquadra?

Cervejeiro companheiro

Prefere boas cervejas. Esse é aquele amigo ou colega que nunca diz “não” quando você o chama pra tomar uma gelada. É o chamado “ombro-amigo”. Quando surge um evento com a turma, da galera toda é o primeiro a se pronunciar que vai com certeza. Mas, logo se percebe que o que ele gosta mesmo é da companhia sua ou do pessoal. Como se percebe isso?

Quando pedimos a primeira garrafa, torre, baldinho, ou tulipa, e servimos os copos, geralmente o primeiro copo é o que acaba mais rápido, mas, enquanto você já está servindo seu segundo ou terceiro copo, percebe que não há nem marcas de dedos no copo do individuo!

Mas como ele é companheiro ninguém diz nada, ou apenas brincam “já pode beber!”, “está muito gelado?”, “Quer que eu peça pra esquenta?”, etc.

E já no final da noite, quando todos estão rindo bêbados, ele está rindo dos bêbados. Com esse não se reclama, afinal, é um verdadeiro “ponta-firme”! Não falta!

E geralmente, no dia após a bebedeira, ele é o único que se lembra de todos os detalhes, fora de que é o mais indicado, a levar os trêbados pra casa.

Cervejeiro falso

É o cara mais exigente na escolha das marcas. E esse é a pior qualidade de cervejeiro. É estratégico e argucioso. Quando chamado pra ir tomar uma gelada, onde ele sabe que irão menos de cinco pessoas já bola um plano (seu objetivo é, não transparecer que não gosta de cerveja) pra disfarçar sua repulsa. Na pior das hipóteses, quando não há saída ele diz: “hoje não vou beber cerveja, estou com dor de garganta, acho vou gripar…”.

Mas quando vai em uma turma maior, aí que ele mostra as garras, chegando o local, ele já senta perto da porta, de uma janela, do banheiro, ou de um vaso de flores ou algo parecido. E em quanto estão todos bebendo e achando que ele está participando da bebedeira, não, ele não está, e acredite, ele de alguma forma sempre se desfaz do líquido precioso em seu copo, sim, existem pessoas que são capazes de fazer isso. Ele joga no vaso, vai lá fora com o copo fingindo atender ao celular e joga na rua, joga no baldinho com gelo da cerveja, tudo isso entre outras atrocidades.

Se descobrir que um amigo ou colega seu é assim, afaste-se dele!!!

Cervejeiro louco

Pra ele não existe marcas, mal sabe o nome de tais. Este ser humano as vezes até parece que não tem paladar, não tem tino, não tem cérebro, é no mínimo, chamado de “figura”. Assim como o companheiro ele sempre está presente, a não ser que alguém tenha já chamado ou chame ele mesmo depois de você, pra outro lugar onde haverá bem mais cerveja. Pra ele, o que conta não é a qualidade da cerveja, ou mesmo do ambiente e do pessoal, pra ele o que importa mesmo, como já dito, é a quantidade! Esse geralmente bebe como se fosse água e como se ele estivesse vindo andando da Austrália até aqui. Ele é aquele a pedir sempre “mais uma saidera ae!!!” Faz isso umas quatorze vezes, é ele também quem sempre propõe a disputa de quem bebe mais rápido, já que sempre ganha. Não usa relógios, e parece que não tem família, emprego, escola, faculdade, etc.

É sempre bom chamá-lo, ele anima bastante o ambiente, ajuda pagar a conta. Mas quando quiser realmente a presença deste em seu evento, simplesmente garanta a ele que haverá cerveja à rodo!

Cervejeiro profissional

Este, quando já não é, está quase virando uma biba! A começar pelo lugar, ele só freqüenta lugares onde há mais de, no mínimo 20 tipos de cerveja. Só bebe em tulipas já geladas, e a aproximadamente -1°, a cerveja também tem que estar na temperatura correta, de -3° a -3,51°, o colarinho da espuma é medido com um paquímetro para que não fique fora do “correto”. Fora o fato de o individuo usar várias tulipas durante a noite, porque pra ele existe um tipo de tulipa pra cada tipo de cerveja, pilsen, de trigo, ale, e por aí vai. E nunca, nunca, esquece da “bolachinha” em baixo da tulipa, e à troca assim como a tulipa.

É um saco sair com essa espécie, ele sempre briga, ou com você por não “saber” beber (ou “apreciar” na línguagem dele) ou com o garçom, por tem servido a cerveja segurando com a mão no corpo da garrafa.

Esses, nós só descobrimos quem são na primeira vez quando convidamos a tomar umas. E se formos espertos, essa é também será a última vez!

Cervejeiro nato

Assim como eu, esse aprecia o sabor da cerveja, do gosto mesmo. E é uma mistura dos outros quatro acima, mas em dose certa. É um grande companheiro também, está sempre presente e pronto a nos ouvir.

Nunca desperdiça uma gota do líquido sagrado, e quando não quer beber, simplesmente diz que não quer e que vai só fazer companhia. Mas não gosta de beber qualquer coisa, tipo guitt’s, glacial, krill, local, etc. Porém de vez em quando gosta de comprar uma Stella Artois, Heineken, Baden Baden, etc. Só pra variar um pouco. Mas no geral não é chato em escolha de marcas e lugares, para ele, basta um botequim, mesinhas, cadeirinhas, uma cerveja razoável e bem gelada. E um ótimo papo.

Esse perfil é o da maioria das pessoas que amam degusta e apreciar este líquido tão antigo e tão popular que é a cerveja.

Seja qual for o seu perfil de cervejeiro, lembre-se! Nunca beba por tristeza, quando se está triste, converse com alguem, mas beba por alegria, por comemoração, por reencontros e principalmente por vontade.

Até a Próxima, e Boa Cerveja!!!

Por Matheus Barbosa

Anúncios

4 pensamentos sobre “Tipos de Cervejeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s